sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Uma notícia triste: Marineusa Gazzetta


Marineusa Gazzetta nasceu no dia 18 de janeiro de 1942, na cidade de Nova Odessa (SP). Quando terminou o Ginásio (atualmente, Ensino Fundamental), sua mãe desejava que ela fizesse o Curso Normal (Magistério), mas por sugestão de um professor de Ciência foi fazer o Científico (Ensino Médio, com ênfase nas áreas de ciências exatas e naturais). Excelente aluna e única menina da turma, ela queria continuar seus estudos na área de Biologia, contudo foi cursar Matemática na PUCCampinas (SP), por ser o curso mais próximo da cidade onde morava. Formou-se em 1963.
Passou a atuar como professora no Instituto de Educação de Americana (atual Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Heitor Penteado) no ano de 1964, permanecendo até 1966; e, no ano seguinte, no Sistema de Ensino Vocacional em Rio Claro (SP). Esta instituição, também sediada nas cidades paulistas: São Paulo, Americana, Batatais e Barreto, atuava na forma de projetos, com temas variados. Embora integradas e sob o mesmo princípio, os programas curriculares eram adequados à realidade da comunidade onde estava sediada. Segundo Gazzetta, a instituição foi encerrada de forma violenta na década de 1970. Na seqüência, faz concurso para ser professora do Estado e se efetivou na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. João Thienne, em Nova Odessa. Já nesta época não conseguia ensinar no modelo 'tradicional'. Por exemplo, fez com seus alunos e com colegas, a professora de História Silvia Bassanezi e a de Geografia , Maria Célia Gobbo, a maquete da Escola, a pista de atletismo etc, inseridas num contexto mais amplo das memórias da escola. Em 1974, ingressa no Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação/IMECC da UNICAMP - Campinas (SP) onde ficou até 1992, quando se aposentou. Neste ano de 1974, passa também a integrar o grupo PREMEM e a equipe do 1º Mestrado em Ciências, projeto da OEA. Conforme Gazzetta, o professor Ubiratan D'Ambrosio procurou envolver os professores do IMECC nesse projeto da OEA. O PREMEM, entre 1974 a 1984, elaborou materiais didáticos, inicialmente para as Séries Iniciais, denominados Iniciação a Matemática (três volumes I - II - III) e, posteriormente, na forma de módulos, aplicando conteúdos de Geometria, Funções e Equações para estudantes do Ensino Fundamental.
No mestrado de Ensino de Ciências, os participantes das 4 turmas, advindos do sul do Brasil e de alguns outros países latinos, atuavam como professores em Instituições de Educação Superior. A proposta deste mestrado diferia dos 'tradicionais'. Sem um programa fixo e disciplinas prévias, propunha-se a ser desenvolvido a partir do projeto e das necessidades de cada grupo e de cada participante. Se no início tal proposta deixou os participantes apreensivos, isso se dissipou na medida em que seus projetos passaram a ser desenvolvidos e os conhecimentos requeridos suscitavam os conteúdos. Gazzetta disse que a concepção deste Mestrado era a mesma do Sistema de Ensino Vocacional em que ela havia atuado. Embora a expressão Modelagem Matemática não fosse utilizada, ou mesmo conhecida por Gazzetta ou pela equipe de professores, neste período, os trabalhos dos participantes desenvolviam-se sob a essência da modelagem. Outra participação importante de Gazzetta se deu nos Cursos de Pós-Graduação lato sensu de Modelagem sob a coordenação de Rodney C. Bassanezi. Iniciou em Guarapuava (PR), em 1982, seguindo por vários anos em diversas cidades brasileiras. Em 1985 ela foi indicada para atuar com professores do Médio Araguaia (MT). Com outros professores da UNICAMP, visitou uma escola indígena onde a alfabetização era em língua indígena. Assim, um desafio foi orientar os professores indígenas a ensinarem ciências e matemática às crianças integradas às questões dessa comunidade, valorizando a cultura indígena. A especial atuação com professores na formação continuada e na pós-graduação, na década de 1980, instigou Gazzetta a descrever esses resultados e defender encaminhamentos profícuos para a Educação Matemática, produzindo, assim, sua dissertação de mestrado sob o título: A modelagem como estratégia de aprendizagem na matemática em cursos de aperfeiçoamento de professores. Sua dissertação apresentada ao corpo docente da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) de Rio Claro (SP), em maio de 1989, sob orientação de Rodney C. Bassanezi, está organizada em 5 capítulos, assim intitulados: O Problema, O Conceito de Modelo e de Modelagem Matemática, A Modelagem como Estratégia para a Aprendizagem da Matemática, A Execução do Programa do Curso de Aperfeiçoamento de Professores e As Repercussões da Proposta.
Nesse movimento, Marineusa Gazzeta tem desenvolvido uma notável promoção de modelagem e etnomatemática, especialmente pelo Brasil. Singular pessoa, tem defendido suas propostas e mostrado seu precioso trabalho em diversos eventos; em cursos; em vários projetos da UNESCO e de formação de professores indígenas, em particular. Como ela afirma: “Etnomatemática é um paradigma, uma concepção, uma postura, não é uma estratégia de ensinar matemática; a estratégia vem da Modelagem. Pode-se fazer Modelagem sem etnomatemática, mas não etnomatemática em sala de aula sem Modelagem”.

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