sábado, 10 de outubro de 2009

MALBA TAHAN - PROTÁGORAS E O DISCÍPULO

PROTÁGORAS E O DISCÍPULO


Conta-se que Protágoras( não é Pitágoras), sofista notável, admitiu em sua escola o jovem Enatlus. E como este fosse pobre, firmou com o mestre um contrato: pagaria as lições quando ganhasse a primeira causa.
Terminado o curso, Enatlus não se dedicou à advocacia e preferiu trabalhar no comércio, carreira que lhe pareceu mais lucrativa.
De quando em vez, Prorágoras interpelava o seu ex-discípulo sobre o pagamento das aulas e ouvia como resposta invariável a mesma desculpa:
- Logo que ganhar a primeira causa, mestre! É do nosso contrato!
Não se conformou Protágoras com o adiamento indefinido e levou a questão aos tribunais. Quria que o jovem Enatlus fosse obrigado, pela justiça, a efetuar o pagamento da dívida.
Ao ser iniciado o processo peante o tribunal, Protágoras pediu a palavra e assim falou:
- Senhores juízes! Ou eu ganho ou perco esta questão! Se eu ganhar, o meu ex-discípulo é obrigado a me pagar, pois a sentença foi a meu favor; se eu perder, o meu ex-discíúlo também é obrigado a me pagar, em virtude do nosso contrato, pois ganhou a primeira causa.
- Muito bem! Muito bem! - exclamaram os ouvintes. - De qualquer modo, Protágoras ganha a questão!
Enaltus que era muito talentoso, ao perceber que o seu antigo mestre, queria vencê-lo por um hábil sofisma, pediu também a palavra e disse aos membros do tribunal:
- Senhores juízes! ou eu perco ou ganho esta questão! Se perder, não sou obrigado a pagar coisa alguma, pois não ganhei a primeira causa; se ganhar também, não sou obrigado a pagar coisa alguma, pois a sentença foi a meu favor!
E dizem que os magistrados ficaram atrapalhados e não souberam lavrar a sentença sobre o caso.
O sofisma de Protágoras consistia no seguinte: quando convinha aos seus interesses, ele fazia valer o contrato, e quando este podia de qualquer forma prejudica-lo, ele pretendia valer-se da sentença. Do mesmo sofisma, o jovem Enatlus lnçou mão com grande habilidade!
Retirado do livro Matemática Divertida e Curiosa. Autor: Malba Tahan, Ed. Record, 21ª Edição.

SOBRE MALBA TAHAN

Malba Tahan é o pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, nascido em 06/05/1895 no Rio de Janeiro, viveu em Queluz e morreu no Recife em 17/05/1974. Professor Emérito da Faculdade Nacional de Arquitetura, do Instituto de Educação do Distrito Federal e docente por concurso do Colégio D. Pedro II.

Publicou ao longo de sua vida cerca de 120 livros sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura infanto-juvenil, atingindo tiragem de mais de 2 milhões de exemplares. Seu primeiro livro - Contos de Malba Tahan - foi publicado em 1925.

Sua obra mais popular, O Homem que Calculava (mais de 40 edições) conta a história de um árabe que em suas andanças pelo deserto usa a matemática para resolver problemas característicos da cultura árabe. Foi premiada pela Academia Brasileira de Letras quando de sua 25ª edição em 1972. Traduzida para vários idiomas, foi editada nos últimos 5 anos na Espanha, EUA e Alemanha. Sua vida e obra foi objeto de recente matéria na conceituada revista Science (EUA, set. 93).

Os recentes avanços da Educação Matemática no cenário brasileiro e internacional tem recomendado, através de congressos e revistas especializadas, transformações metodológicas e curriculares presentes na obra de Malba Tahan. Entre as principais propostas, em debate ou implantação nos atuais programas curriculares, merecem destaque aquelas que podem ser aprofundadas através da obra de Malba Tahan:
  • Um ensino centrado na Resolução de Problemas significativos;
  • Atenção às aplicações realistas;
  • Abordagem histórica da Matemática;
  • Utilização de Jogos e Materiais Concretos;
  • Uso e disseminação do Laboratório de Matemática;
  • Exploração de atividades lúdicas e recreativas no ensino;
  • Uso do texto literário no ensino de Matemática.
Retirado de http://www.matematicahoje.com.br/telas/cultura/historia/educadores.asp?aux=A

Faça download de alguns livros de Malba Tahan nos links abaixo:

O Homem que Calculava -> http://www.4shared.com/file/117088749/27a88248/Malba_Tahan_-_O_Homem_Que_Calculava.html?s=1

Matemática Divertida e Curiosa -> http://www.4shared.com/file/23335241/c4324625/Matematica_Divertida_e_Curiosa_-_Malba_Tahan.html?s=1

As Maravilhas da Matemática -> http://www.4shared.com/file/63809496/88eea28/Malba_Tahan_-_As_Maravilhas_da_Matemtica.html?s=1




Nenhum comentário: