terça-feira, 10 de novembro de 2009

Programa Arte & Matemática

Desvendar os mistérios do universo e sua origem tem sido a mais implacável empreitada do homem. Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Tudo o que almejamos é compreender o sentido da existência
Numa busca, ora racional ora emocional, encontramos na Arte e na Matemática um refúgio para nossas reflexões. Nele, fazemos conta e faz-de-conta.
Esta série, idealizada por Luiz Barco, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, une lógica e sensação. Por meio dela, descobriremos que a Arte e a Matemática estão presentes em todos os aspectos da vida. Juntas, nos ajudam a resolver os quebra-cabeças que a natureza nos impõe.

Para baixar os episódios do programa clique no título do episódio.

Do Zero ao Infinito


Este programa e uma introdução a série, como uma espécie de guia. Aponta a possibilidade de lançar novos olhares sobre velhas coisas (tanto na arte como na matemática) e fala de maneira abrangente sobre os temas matemáticos que serão enfocados.

Arte e Números
Este programa traça uma linha cronológica do homem primitivo, passando pela idade media e chegando ao renascimento na arte e na matemática. De um lado, a substituição das representações simbólicas ligadas ao ritualismo mágico ou a fé cristã e do outro, o caminho que vai do senso numérico primitivo as técnicas de calculo que gerou a matemática democrática dos algarismos hindu-arábicos mundialmente conhecidos.

O Artista e o Matemático
Este programa fala da recente separação entre artista e matemático, tomando como exemplo Leonardo da Vinci. Comenta os casamentos mais diretos dessas duas áreas através de dois exemplos bastante distintos; a arquitetura (tradicionalmente ligada a matemática através da figura do calculista) e a arte concreta que buscava uma expressão diretamente ligada a razão matemática.

A Ordem no Caos
O reconhecimento do padrão dentro da diversidade foi, e ainda e, a primeira e principal forma de manifestação de inteligência.a busca da ordem no caos, tem sido a mais freqüente empreitada do homem,seja ele artista ou matemático, ou não, na luta pela vida. Mosaicos Árabes,Volpi,fotos de Ana Mariani, Escher e favos de mel, assim como os padrões de contagem adotados pelos seres humanos como o sistema decimal,são alguns dos tópicos tratados no programa.

Simetrias
O conceito de simetria esta intimamente ligado ao de equilíbrio,seja em nosso cotidiano,seja na matemática este programa mostra na pratica onde este conceito esta presente nas obras de pintores, arquitetos,compositores,entre outros profissionais. O programa analisa a simetria no quadro de Piero Della Francesca; na obra de aleijadinho;na matemática sob a forma de equação; e voltando ao lado artístico, nos trabalhos de Oscar Niemeyer;na musica de Bach, Arnold Schoemberg e também na Embolada.

O Número de Ouro
Este programa traz o numero de ouro, que e o resultado da divisão dos lados de um retângulo áureo.a proporção áurea foi eleita pelos gregos como critério estético de perfeição e harmonia. No renascimento, a revalorização dos critérios estéticos da Grécia fez ressurgir os estudos a respeito desta proporção. No século XII, o matemático Leonardo Fibonacci, através de seus estudos, descobriu este chamado numero de ouro e constatou que a proporção áurea não esta apenas nos trabalhos artísticos, mas sim, em toda a natureza.

Música das Esferas
Um passeio pelas mais diversas sonoridades do planeta através da idéia da musica das esferas de Pitágoras. Chegando ao fim a decifrar as relações matemáticas existentes na escala bem temperada utilizada pelo compositor J.S. Bach.

A Matemática da Música
Como o conhecimento das frações pode esclarecer os mistérios da musica e isso que pretende este programa ao mostrar que por trás das sensações de tensão e repouso auditivas, presentes das musicas de épocas e poucos distintos, estão frações muito simples. Veremos também que a incorporação ou não dessas dissonâncias - relações numéricas complexas -e que deram a cor do som das musicas chinesas, medieval ou moderna.

Tempo e Infinito-Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4
Este programa traz diversas visões e abordagens relativas ao tempo, nas artes e as ciências. A primeira observação e sobre a contradição do tempo; por um lado, e simétrico pelo ritmo constante do seu fluir e,por outro, e assimétrico, por andar sempre na mesma direção e impossibilita desfazer algo já feito. As relações do tempo com as percepções humanas são ressaltadas por espectadores de uma exposição de arte, na qual uns sentem o tempo fluir mais velozmente e outros mais lentamente. As artes, classicamente, se dividem em artes do tempo e do espaço. Musica, Cinema, Teatro, entre outras, são artes do tempo, nas quais uma obra e apreciada de acordo com seu tempo próprio. Já na arquitetura, na escultura e na pintura, o espaço e determinado pela obra, mas o tempo fica a cargo do observador.



OBS 1: Se você não conseguir abrir os arquivos acima baixe o programa K-lite Mega Codec Pack 5.4.

OBS 2: Os vídeos estão em formato compatível com a TV pendrive. Basta colocar os vídeos no pendrive ou cartão de memória e colocar na TV. Se não souber usar a TV pendrive clique aqui ou aqui .


Nenhum comentário: