quarta-feira, 21 de abril de 2010

Alguns E-bboks da Colação do Professor de Matemática

Todos estes e-books foram encontrados no blog http://mat-av.blogspot.com que tem milhares de e-books em Matemática e Educação Matemática. Não deixem de visitar.

Temas e problemas

Temas e problemas
Elon Lages Lima, Paulo Cezar Carvalho, Eduardo Wagner, Augusto César Morgado

Colecção Professor de Matemática, n.º 17

Sociedade Brasileira de Matemática| 2003 | 193 páginas

on-line: 4shared.com

Descrição: Este livro aborda alguns dos principais tópicos matemáticos estudados no Ensino Médio. A teoria é apresentada de modo inteligível, porém breve, sendo logo acompanhada de problemas contextuais, que ilustram variadas aplicações dos temas estudados a situações concretas, procurando assim motivar e justificar a presença dos mesmos no currículo.

Análise Combinatória e Probabilidade

Análise Combinatória e Probabilidade
Augusto César de Oliveira Morgado, João Bosco Pitombeira de Carvalho, Paulo Cezar Pinto Carvalho, Pedro Fernandez

Colecção Professor de Matemática, n.º 2

Sociedade Brasileira de Matemática | 179 páginas

4shared.com

Descrição: A Análise Combinatória costuma causar perplexidade a alunos e professores. De um lado, tem-se a variedade de problemas interessantes, de simples enunciados, que se enquadram no seu âmbito. Do outro lado, o grande desafio àimaginação que a soluçâo que a solução desses problemas representa, sendo aparentemente cada um deles um caso em si, não enquadrável numa teoria geral. Essa idéia aparente, contudo, não écorreta. Há princípios gerais que permitem submeter muitos desses problemas a técnicas organizadas de resolução. Expor alguns desses princípios e ensinar, mediante diversos exemplos, como aplicá-los, é uma das finalidades desse livro.

Logaritmos

Logaritmos
Elon Lages Lima

Colecção Professor de Matemática, n.º 1

Sociedade Brasileira de Matemática | 2002| 132 páginas

4shared.com


Descrição: No livro, as funções logarítmicas e exponenciais são apresentadas dentro de uma concepção moderna, onde o número e os logaritmos naturais são destacados. Isto permite exibir várias aplicações da função exponencial de base e a problemas interessantes. O estudo dos logaritmos sob forma geométrica torna particularmente fácil e agradável o estabelecimento de suas propriedades fundamentais, como a desigualdade ilustrada na primeira capa do livro.

Coordenadas no Plano

Coordenadas no Plano
com as soluções dos exercícios
Elon Lages Lima

Colecção Professor de Matemática, n.º 7

Sociedade Brasileira de Matemática | 2002| 330 páginas

4shared.com

Descrição: O tema principal aqui abordado é o uso de coordenadas como método para estudar Geometria Plana. Isso é feito em três etapas. A primeira parte consta de uma apresentação breve e simplificada da Geometria Analítica Plana. Na segunda parte, são introduzidos os vetores. Na terceira, a aplicação de coordenadas e vetores para estudar as transformações geométricas mais simples, como as isometrias, as semelhanças e as transformações afins do plano. Por último, são apresentadas as soluções dos exercícios propostos, antes editados separadamente no livro "Problemas e Soluções – Geometria Analítica, Vetores e Transformações Geométricas", do mesmo autor e com o mesmo colaborador. A exposição é feita de modo bastante elementar, tendo em vista o público a que se destina: alunos e professores do ensino médio, e alunos de licenciatura em Matemática.

Isometrias

Isometrias
Elon Lages Lima

Colecção Professor de Matemática, n.º 12

Sociedade Brasileira de Matemática | 1991 | 94 páginas

4shared.com


Descrição: Em Geometria Elementar, costuma-se dizer que duas figuras são congruentes quando é possível deslocar uma delas até fazê-la coincidir com a outra. Essa ideia levanta algumas questões como, por exemplo: qual a natureza e significado desse deslocamento? Ou então: em que ambiente deve o deslocamento ter lugar? Ou ainda: existe alguma lista (de preferência resumida) de deslocamentos-padrão tais que toda congruência se realiza por meio de um deles? O livro tem por objetivo estudar, de forma singela, os deslocamentos de reta no espaço, aos quais chamamos aqui de isometrias. A apresentação é sintética, isto é, segundo padrões tradicionais da Geometria Euclidiana. O uso de coordenadas se restringe a duas ocasiões. Ele contém uma apresentação das rotações, translações e reflexões, no plano e no espaço, e a prova de que as isometrias mais gerais possíveis se reduzem essencialmente a essas. É também analisada a questão de saber quais isometrias podem ser obtidas como resultado de um movimento e abordado o problema de identificar a composta de duas isometrias. A exposição tem nível estritamente elementar, estando ao alcance do entendimento de professores secundários, alunos de cursos para formação de professores ou mesmo estudantes do segundo grau interessados em Geometria.

Medida e Forma em Geometria

Medida e Forma em Geometria
Elon Lages Lima

Colecção Professor de Matemática, n.º 3

Sociedade Brasileira de Matemática | 1997 | 98 páginas

4shared.com

Descrição: O livro aborda de maneira elementar e sistemática dois temas geométricos fundamentais e interligados, a saber, a medida das figuras geométricas (comprimento, área e volume) e a noção de semelhança, que é o estudo das formas dessas figuras, independentemente da escala em que são medidas. Na medida das figuras tem origem a noção de grandezas incomensuráveis, portanto de um número irracional. A evolução histórica dessa ideia é descrita no texto. Para cálculo efectivo dos volumes, utiliza-se o princípio de Cavalieri, cuja aplicação é amplamente explorada. Por sua vez, a noção de semelhança é apresentada sob a forma de um conceito moderno, que permite empregá-la em todas as situações onde se tem ampliação ou redução de uma imagem.

Meu Professor de Matemática e Outras Histórias

Meu Professor de Matemática e Outras Histórias
Elon Lages
Lima
Colecção Professor de Matemática, n.º 4

Sociedade Brasileira de Matemática | 1991 | 206 páginas

4shared.com

Descrição: Esse livro é um texto de apoio utilizado nos Cursos de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Segundo Grau, um programa organizado pelo IMPA, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com patrocínio de VITAE, Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social. Ele é uma colecção de crónicas e comentários, mais ou menos independentes, em torno de um tema comum: a Matemática que se estuda nos últimos três anos que antecedem a Universidade. Foi pensado e escrito para ser útil aos professores de Matemática do segundo grau, aos alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática e, mais geralmente, a todos aqueles que apreciam e cultivam a Matemática. Os tópicos aqui abordados são expostos de forma clara e amena, porém com a devida seriedade, de modo a situar a Matemática num contexto cultural, histórico e pedagógico.



Nenhum comentário: