terça-feira, 22 de junho de 2010

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Portal Teca


Cecierj lança seu conteúdo na Internet

A Fundação Cecierj - Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro, mantenedora do consórcio CEDERJ, acaba de lançar o sistema TECA - um portal em que o internauta encontra material didático produzido pela Fundação, como imagens, animações, vídeos, áudios e textos com uso liberado para o público em geral; além de outras informações sobre a Fundação e seus projetos.

Mais informações: http://teca.cecierj.edu.br

sexta-feira, 4 de junho de 2010

OBMEP LIVROS

1aritmetica

O pessoal da OBMEP disponibiliza vários livros gratuitamente voltados para matemática.

Iniciação à Aritmética (978 KB)

Métodos de Contagem e Probabilidade (724 KB)

Teorema de Pitágoras e Áreas (2.7MB)

Indução Matemática (806 KB)

Grafos - Uma Introdução (1.1 MB)

A Geometria do Globo Terrestre / Os Três Problemas Clássicos da Matemática Grega / A Matemática dos Códigos de Barras (4 MB)

Criptografia (1.5 MB)

Uma Introdução às Construções Geométricas (1.2 MB)

Oficina de Dobraduras (436 KB)

Atividades de Contagem a partir da Criptografia (1.44 MB)

Explorando Geometria com Origami (2.33 MB)

Revista do Professor de Matemática (RPM) - Edição Especial - PIC 2008 (2 MB)

rpm

Revista do Professor de Matemática (RPM) - Edição Especial - PIC 2007 (2.7 MB)

rpm_pic2007

Revista Eureka! Edição Especial (575 KB)

eureka!

A História da matemática - Série da BBC


A História da matemática - Série da BBC de Londres - em 4 episódios

Esta série memorável apresentada pelo professor Marcus du Sautoy da Universidade de Oxford, leva-nos numa viagem através dos tempos e à volta do mundo a sítios como o Egipto, a China, a Índia, a Rússia, o Médio Oriente a Europa e os Estados Unidos da América. Os episódios desta série ambiciosa oferecem explicações claras e acessíveis de ideias matemáticas importantes, mas também nos conta histórias cativantes, pormenores biográficos fascinantes e episódios centrais nas vidas dos maiores matemáticos. Interessante, esclarecedora e divertida, esta série oferece aos espectadores vislumbres novos e extraordinários relativamente à importância da Matemática, estabelecendo esta disciplina como um dos maiores feitos culturais da Humanidade.
Obs: As sinopses de cada episódio encontram-se no fim do post!

Capítulo 1 - A Linguagem do Universo
----------
1/6) http://www.youtube.com/watch?v=1yvuNFTOpC8
2/6) http://www.youtube.com/watch?v=WsIAbD5AvIE
3/6) http://www.youtube.com/watch?v=8ymF-hyBbJ0
4/6) http://www.youtube.com/watch?v=2P_lk_PcOlk
5/6) http://www.youtube.com/watch?v=BJ9q2q0ZxIs
6/6) http://www.youtube.com/watch?v=sPxnFgmYMtk


Capítulo 2 - O Gênio do Oriente
----------
1/6) http://www.youtube.com/watch?v=Z4duoSt7-7Q
2/6) http://www.youtube.com/watch?v=N5nB_DtJaE4
3/6) http://www.youtube.com/watch?v=nnaCvA51FyM
4/6) http://www.youtube.com/watch?v=sH2Y6xK7x_Y
5/6) http://www.youtube.com/watch?v=1-p2agwe1dw
6/6) http://www.youtube.com/watch?v=62cO-XLf8e8


Capítulo 3 - As Fronteiras do Espaço
----------
1/7) http://www.youtube.com/watch?v=LTMr7rnHIwE
2/7) http://www.youtube.com/watch?v=8kkgkCLt9l4
3/7) http://www.youtube.com/watch?v=iT-QcM7DWlE
4/7) http://www.youtube.com/watch?v=t1OqErJCCZY
5/7) http://www.youtube.com/watch?v=IaykXKDEXC0
6/7) http://www.youtube.com/watch?v=_-H4vVaqDUU
7/7) http://www.youtube.com/watch?v=AesjoROblCQ


Capítulo 4 - Rumo ao Infinito e Mais Além
----------
1/7) http://www.youtube.com/watch?v=-9BIzPKutPI
2/7) http://www.youtube.com/watch?v=H6reYKF4-e8
3/7) http://www.youtube.com/watch?v=g0aaJT2SlzM
4/7) http://www.youtube.com/watch?v=8_NppwNNqhg
5/7) http://www.youtube.com/watch?v=7JrFc3dEufI
6/7) http://www.youtube.com/watch?v=O8TL2C-_rY4
7/7) http://www.youtube.com/watch?v=uQcTTS3W-iQ
-------------------------------------------------

Episódio 1 - A Linguagem do Universo


Neste primeiro episódio, Marcus du Sautoy irá olhar para a importância que a Matemática tem para as nossas vidas, antes de analisar a matemática do Antigo Egipto, Mesopotâmia e Grécia, abordando a matemática da construção das pirâmides, a descoberta do Pi, a importância dos triângulos rectângulos e da geometria grega, onde pontificaram os grandes nomes de Platão, Pitágoras, Euclides e Arquimedes.
Nota: Mancala é uma família de jogos de tabuleiro jogada ao redor do mundo, algumas vezes chamada de jogos de semeadura ou jogos de contagem e captura, que vêm das regras gerais. Os jogos dessa família mais conhecidos no mundo ocidental são o Oware, Kalah, Sungka, Omweso e Bao. Jogos de mancala possuem um papel importante em muitas sociedades africanas e asiáticas, comparável ao do xadrez no Ocidente.

Episódio 2 - O Génio do Oriente

Marcus du Sautoy irá visitar o Oriente neste episódio. Enquanto a Europa estava mergulhada na Idade das Trevas, a Matemática avançava no Oriente, nomeadamente na China e na Índia, e mais tarde no Médio Oriente.
Analisaremos as maiores descobertas matemáticas deste período, altura em que surgiu o sistema de notação decimal, o zero, a Álgebra e a Trigonometria, avanços obtidos graças às mentes de Chin Ju Xiao, Madhava, Omar Khayyam, Muhammad al-Khwarizmi, Fibonacci e Tartaglia.
Nota: Sudoku, por vezes escrito Su Doku, é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de números. O objetivo do jogo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade de 9×9, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais, que são números inseridos em algumas células, de maneira a permitir uma indução ou dedução dos números em células que estejam vazias. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo. Os problemas são normalmente classificados em relação à sua realização. O aspecto do Sudoku lembra outros quebra-cabeças de jornal.

Episódio 3 - As Fronteiras do Espaço

No século XVII, a Europa tornou-se no centro matemático do mundo. Tinham sido dados grandes passos na compreensão da geometria dos objectos fixos no espaço e no tempo. Chegava a altura de procurar desvendar a matemática que descreve os objectos em movimento.
Marcus du Sautoy irá visitar a França de René Descartes um grande matemático que conseguiu juntar a Geometria e a Álgebra. Analisará as propriedades dos números primos que foram descobertas por Fermat e que hoje usamos na nossa tecnologia moderna.
Segue-se a matemática de Newton e Leibniz onde será contada a história de antagonismo existente entre dois dos maiores cérebros matemáticos da História. Por fim, analisaremos as implicações nas nossas vidas das descobertas matemáticas de mais três gigantes da Matemática: Gauss, Euler e Riemann.


Episódio 4 - Rumo ao Infinito e Mais Além

No último episódio desta série, Marcus du Sautoy abordará alguns dos maiores problemas matemáticos do século XX propostos por David Hilbert em 1900 e as histórias dos homens e mulheres que lutaram para conseguir solucioná-los.
Desde os trabalhos de Cantor sobre os infinitos, a teoria do caos descoberta por Henri Poincaré, os grandes dilemas colocados por Gödel, amigo íntimo de Einstein, o trabalho de Paul Cohen sobre os diferentes tipos de matemática existentes, a Geometria Algébrica de André Weil e as novas linguagens matemáticas de Galois, Julia Robinson e Grothendieck.